sexta-feira, 18 de junho de 2010

O medo de amar

O amor tem muitas faces
nasce de um olhar
e se esconde num sorriso
o amor nos edifica
mas, derruba, destroi e fere,
amamos o que nos magôa
e magôamos...
mas é preciso amar
Não há substituto para o amor
os filhos crescem e se vão
amá-los é pra vida toda
mas o amor que temos pra nós
é dado com parcimônia
um pouco pra uma,
um pouco pra outra...
quanto mais damos,
mais temos pra dar
é cruel guardar-se pra si
roubamos de quem merece
um pouco de nós
mesmo quando, ao partir,
leve de nosso peito
um pedaço...

Geraldo M Macedo

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O assassino silencioso

O sentimento mais perigoso inútil e assassino, capaz de causar danos a saúde física e mental, nos acompanha desde a infância e se não o pudermos controlar certamente nos prejudicará. "O ciúmes é uma podridão para os ossos", diz as escrituras, pensadores como Lao Tsé dizia: " Ter ciumes não é garantia de que não serás traído, mas é garantia de que serás odiado".
Mas eu me pergunto porque sentimos ciúmes?
O ciúmes é como uma doença, aparece de repente e se não for diagnosticado e tratado evolui e por fim pode até matar, ou causar a morte de outrem, è difícil admitir mas o ciúmes é um problema de quem sofre e não de quem causa como somos levados a crer, nasce do fato de que somos criaturas egoístas e não podemos admitir mas queremos possuir pessoas como possuímos objetos e animais.
O mais curioso é que animais irracionais agem de maneira mais racionais nesse quesito que os humanos, muitos (assim como eu) tentam mascarar esse egoísmo com a palavra amor, mas é um esforço em enganar a si mesmo, trata-se de egoísmo que nos leva a odiar a pessoa que não pode e ou não quer ser controlada por nós, livrar-se disso é um processo, ás vezes pode ser resolvido por nós mesmos e ás vezes precisaremos de ajuda profíssional, depende de pessoa para pessoa, mas a verdade é que tem que ser resolvido assim como um câncer, uma pneumonia, uma doença grave qualquer, se não tratada pode causar a morte.
Certa vez ouvi uma frase sobre o ódio que pode ser aplicada ao ciúmes também: "Sentir ciúmes é como alguém que toma veneno e espera que a outra pessoa morra".
Geraldo M Macedo